SAÚDE RESPONDE: Meu polegar está tremendo. É culpa do smartphone? – 25/11/2017 – Equilíbrio e Saúde

0
4702



Publicidade

Tenho 25 anos e meu polegar tem tremido sozinho nos últimos tempos. Esse tremor pode estar relacionado ao uso do smartphone?
J.Z.

Não costuma haver relação entre o uso de smartphones ou mesmo a utilização frequente de outros aparelhos e tremores.

Segundo Henrique Ballalai, membro da Academia Brasileira de Neurologia, em pessoas mais velhas, tremores podem ser relacionados com a doença de Parkinson.

Outra possível explicação para um tremor, tanto em pessoas jovens quanto em idosos, é uma condição conhecida como tremor essencial, que pode ter um fundo hereditário.

Ballalai diz que esse tipo de tremor é comum, podendo afetar de 5% a 10% da população em alguma fase da vida.

“A gravidade varia de um indivíduo para outro. A maioria das pessoas tem um tremor muito leve que não interfere em nada nas atividades diárias”, afirma.

Em casos mais graves, medicações podem ser indicadas por um especialista.

Segundo Ballalai, o estresse e a fadiga podem piorar o tremor essencial.

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here