A acelga ajuda emagrecer? Veja todos seus benefícios e como preparar

0
981


A acelga é capaz de diminuir o índice de açúcar no sangue, aumentar imunidade e melhorar a estética. Mas será que ela ajuda a emagrecer?

A acelga ou beterraba branca (nome científico Beta vulgaris) é uma hortaliça bastante conhecida no mundo todo e seu sabor agrada até os paladares mais difíceis, já que ela pode ser consumida de diversas formas possíveis – refogada, crua ou até mesmo cozida junto com um delicioso yakissoba de legumes.

Descoberta por um botânico, a Acelga passou a fazer sucesso em países da Europa inteira, tanto pela sua versatilidade quanto pelos seus benefícios importantes para a manutenção da saúde.

Da mesma família da beterraba, a hortaliça ganha de diversas verduras no quesito nutrição – até mesmo daquele alface de cada dia que estamos acostumados a preparar como uma opção de salada saudável.

Se você não sabe nada sobre a acelga ou nunca a experimentou, não se preocupe. No artigo de hoje separamos todas as informações a respeito dela, como propriedades, benefícios e até se ela emagrece ou não. Confira logo abaixo!

Propriedades da Acelga – Informações nutricionais

A acelga tem apenas 2 calorias a cada colher de sopa cheia. Ou seja, ela pode ser consumida a vontade, o dia todo, que não vai causar problemas de sobrepeso. Mas não se engane pelo seu valor energético: por trás de tão poucas calorias, há um número alto de nutrientes importantes para o nosso corpo.

Um deles é o magnésio, um mineral essencial para a saúde do organismo, pois ajuda na absorção dos demais, como o cálcio e o ferro. Sem o magnésio circulando pelo corpo, uma alimentação rica em vitaminas e minerais acaba sendo insuficiente, já que eles são pouco aproveitados.

Além disso, a acelga tem altos índices de proteína – cerca de 3 gramas por xícara, que é considerado um bom número para vegetais e legumes. E como a maioria das pessoas sabe, as proteínas são fundamentais para manter a saúde em dia e não precisam ser necessariamente retiradas de alimentos derivados de animais. A acelga é um bom exemplo disso.

Por fim, temos que citar seu elevado teor de vitamina C e vitamina K, que formam uma dupla imbatível para acabar com agentes externos invasores, como vírus e bactérias.

A acelga emagrece?

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Já sabemos que a acelga não engorda, pois seu valor energético é muito baixo e dificilmente seria a causa do ganho de peso. Mas será que ela emagrece ou ao menos ajuda nesse processo?

A resposta é bem direta e clara: a hortaliça por si só não tem o poder de queimar gorduras. Ela não é o que chamamos de termogênico e nem age diretamente nessas células.

Porém, a acelga é rica em proteínas, como vimos no tópico acima. E isso significa que ela ajuda na questão da saciedade, fazendo com que a próxima refeição seja bem menor e menos gordurosa.

Além disso, a hortaliça tem o que os pesquisadores chamam de nitrito dietético, que está em fase de experimentos, mas tem grande relação com o bom desempenho em atividades físicas intensas. Somando tudo isso, é possível afirmar que acelga ajuda na perda de peso, desde que seu consumo esteja ligado à uma dieta e a prática de exercícios.

Benefícios da Acelga além do emagrecimento

Acelga Tipos
Outro tipo de acelga encontrada no Brasil

Quando falamos de um alimento, não podemos pensar apenas nos seus benefícios estéticos. Isso seria um desperdício de energia e até mesmo dos próprios recursos naturais que temos.

O que a ciência sabe, porém, é que uma alimentação saudável reflete diretamente no nosso corpo e no nosso peso, por isso, se preocupar com a nutrição é também saber que ela vai te ajudar a chegar mais próximo do seu objetivo.

E no caso da acelga, benefícios não faltam! Todos os nutrientes que citamos logo no início do texto trazem uma série de melhorias para o corpo e vamos citar agora algumas delas:

· Imunidade mais elevada

A vitamina C e a vitamina K que estão presentes na acelga são boas aliadas do organismo contra a invasão de vírus, bactérias e diversos outros agentes externos que possam causar algum mal ao corpo.

Uma boa ingestão dessas vitaminas ajuda a prevenir gripes, resfriados e até mesmo doenças mais graves causadas por bactérias oportunistas, além de serem verdadeiros anti-inflamatórios naturais, ajudando a diminuir inchaços nas amígdalas, por exemplo.

· Diminui o índice de açúcar no sangue

Há diversos estudos que corroboram a ligação entre o consumo de acelga e de hortaliças da mesma família com uma diminuição do açúcar no sangue. Isso é excelente não só para quem sofre com diabetes mas para quem quer evitar a retenção líquida e até mesmo perder peso.

Os dados ainda são inconclusivos, mas a ideia central é que a acelga bloqueie a produção de uma enzina responsável justamente pelo aumento glicêmico. Embora seja preciso mais testes, esse um dos benefícios que mais impressionam da calça e mais estudados de todos em relação à hortaliça.

· Articulações e ossos mais saudáveis

A vitamina K e o magnésio que citamos ao longo deste texto fazem mais do que apenas aumentar a imunidade: eles promovem mais força e resistência dos ossos e das articulações.

Esse é o motivo pelo qual a acelga é uma excelente aliada de quem treina pesado ou mesmo de quem está iniciando atividades físicas. Além disso, as vitaminas, junto com as proteínas, formam a chamada síntese proteica, que também protege os músculos contra dores.  

· Beleza mais evidente

Por fim, mas não menos importante, temos o quesito estética. Estudos indicam que a acelga ajuda a deixar os cabelos mais brilhosos e sedosos, melhora a aparência da pele, diminui o envelhecimento precoce e ainda evita o calvície. Para quem se importa com a beleza, a hortaliça deve estar no topo dos alimentos mais consumidos!

E como fazer a acelga?

Acelga vermelha roxa
Outra variação da acelga

Já sabemos o quanto a acelga é excelente para a saúde como um todo e até para a beleza. Agora é o momento de saber como prepará-la de forma saudável e simples, para que seja fácil introduzi-la ao dia-a-dia. Como dissemos logo no início do texto, a hortaliça é muito versátil e você pode consumi-la até crua, como um alface.

Outra boa dia é corta-la em tirinhas e refogá-la com cenoura, molho de soja e macarrão: você tem um yakissoba caseiro e bem nutritivo. Também há a opção de cozinhá-la bem, com água e temperos.

Leia também: => Espinafre – Guia completo com todos os seus benefícios mais receitas

E por fim, uma dica que é prática e rápida: corte a acelga em pedaços bem fininhos, lave bem e cozinhe-a com o arroz e uns cubinhos de cenoura. Fica uma delícia e ela se mistura com o alimento, ideal para quem tem crianças ou para quem passa por dificuldade para ingerir legumes ou verduras.

Vale a pena consumir a acelga sempre que puder, pois ela é uma excelente aliada da boa saúde, além de ser uma delícia!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here