Brasil tem um dos maiores índices de radiação solar do mundo; Bem Estar ensina cuidados no verão | Bem Estar

0
6005


O verão começa oficialmente neste 21 de dezembro, mas o calor já deu uma demonstração que não vai faltar sol pra ninguém. Você sabia que o Brasil é o país com um dos maiores índices de radiação solar do mundo? É isso mesmo!

A dermatologista e consultora do Bem Estar, Dra. Márcia Purcelli faz um alerta: é justamente na infância que a gente recebe 47% da radiação solar de toda a vida!

E pra não perder as crianças na praia, que tal uma tatuagem temporária com o nome e o telefone do responsável? Esta é uma das dicas do programa, que ensina também a fazer suchás – é suco ou é chá? A nutricionista Danielle Fontes explica os benefícios. E tem ainda o araça piranga, a grumixama e o bacupari mirim, que já são chamados de superfrutas! Eles podem ser o próximo açaí.

Praticar atividades físicas ao ai livre é importante mesmo para quem acha que não está em sua melhor forma. A praia, por exemplo, é um lugar democrático onde todos podem aproveitar o sol, o mar e o espaço para relaxar e se divertir. Entregue-se ao verão, mas faça sempre as escolhas mais saudáveis, já que a estação é propicia a isso. Muita gente sente menos fome no verão, olha aí que oportunidade bacana para perder aqueles quilinhos indesejados. E já que a fome n]ao é tanta, este também é um bom momento para se atracar com um pratão de salada com suco refrescante.

Nossa pele – Evite a exposição solar entre 10 horas e 16 horas. O chapéu deve ter uma aba grande e cobrir a orelha. Os bonés são bons, mas não oferecem toda a proteção. Nos cabelos, use leave-in antes de ir à praia ou piscina. O leave-in é um protetor que age como um filme protetor contra o sol e a água do mar. O uso dos óculos de sol está indicado até para as crianças. Prefira o guarda-sol de tecido grosso, é o que protege. Filtro solar: não tem desculpa para não usar. Há muitas opções, inclusive de spray, que deve ser aplicado no corpo seco e não lambuza. Nunca passe com o corpo molhado, pois pode diminuir o filtro e perder a eficiência. Lembre que o filtro do rosto não deve ser o mesmo do corpo. Crianças precisam usar filtro específico para elas e ele deve ser reaplicado a cada 2 horas. Roupas com proteção solar estão indicadas principalmente para quem faz atividade física. Dias nublados e de muito vento são perigosos, pois a pessoa não sente o sol. São nesses momentos que acontecem a maior parte das queimaduras. Água termal e chá de camomila ajudam a aliviar algumas queimaduras de sol.

Bebidas refrescantes para o verão

Smoothie de Frutas vermelhas – Ingredientes: 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas variadas (framboesa, amora, morango) congeladas, 4 amêndoas cruas sem casca, 150 ml de leite de arroz. Modo de fazer: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Caso queira, pode coar.

Suco Verde – Ingredientes: ½ folha de couve, 1 maçã, 1 laranja, água de coco, 1 pedaço pequeno de gengibre. Modo de fazer: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Suco Refrescante – Ingredientes: ½ fatia de melancia, ½ pêra média, 1 colher de sopa de folhas de hortelã, meio copo de água. Modo de preparo: lave, corte e coloque as frutas no liquidificador. Bata tudo e está pronto!

Limonada com Maçã Verde – Ingredientes: suco de 2 limões, 3 xícaras de água, 1 maçã verde sem casca cortada em pedaços, 3 talos de capim limão picados, ¼ de xícara de açúcar, gelo. Modo de preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes por 2 minutos. Passe pela peneira. Passe para uma jarra ou distribua nos copos, com rodelas de limão e maçã picadinha. Sirva bem gelado.





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here