O que é, benefícios, propriedades e como usar

0
6090


Rica em fibras e vitaminas, a alcaparra pode trazer um toque especial a várias receitas e ainda proporcionar vários benefícios para saúde.

A alcaparra é uma planta utilizada como acompanhamento de diversos pratos, sejam eles doces ou salgados. Seu nome científico é Capparis Spinosa e seu sabor é ideal para temperar molhos, antepastos e até mesmo servir como cobertura de pizzas. Na cozinha italiana, a alcaparra não só é muito utilizada, mas é sinônimo de alta gastronomia e bom gosto.

No artigo de hoje, vamos entender um pouco quais os benefícios dessa planta tão exótica, para que ela serve, sua origem e suas principais propriedades medicinais. Confira logo abaixo tudo que separamos!

Origem da alcaparra

A alcaparra surgiu no mediterrâneo e foi utilizada entre os milênios como finalidade de disfarçar os sabores muito exóticos das carnes servidas na Idade Média. Na Itália, a alcaparra cresceu em toda a costa e se tornou ingrediente fundamental para os tradicionais molhos a base de ervas e até mesmo os de tomates.

No Brasil, a alcaparra começou a ser utilizada no nordeste do país, onde ela se desenvolveu e ganhou fama por toda a nossa extensão. Hoje, é considerada um tempero essencial da alta gastronomia e faz parte de diversos pratos luxuosos, como os que levam molho tártaro e vinagretes.

Em suma, ela vem sendo difundida e conhecida por toda a população aos poucos, que começou a apreciar o sabor e o tempero dessa planta tão saborosa.

Benefícios para saúde

Além de saborosa e extremamente delicada, a alcaparra tem inúmeros benefícios que vão além apenas da sofisticação de pratos e realce de temperos. Para a saúde, ela também é excelente. Vamos citar alguns desses benefícios:

– Emagrecimento

Por ser hipocalórica, a alcaparra não engorda. Ou seja, quando há a adição do tempero, a ingestão calórica é quase irrelevante, o que ajuda bastante quem está em busca de uma perda de peso. Mas além disso, alcaparra ajuda na questão da saciedade, diminuindo a fome como um todo.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Por fim, ela também é fonte de fibras, tornando a digestão mais eficaz, o que reflete diretamente no sobrepeso.

Mas é sempre bom lembrar que todos esses benefícios devem ser aliados com uma dieta saudável e que apenas o consumo de alcaparra não é suficiente para garantir um emagrecimento constante.

– Efeito Detox

Como falamos logo acima, a alcaparra é rica em fibras, que são essenciais para que o sistema digestivo funcione corretamente. Essas fibras causam, também, um efeito detox, ou seja, liberam o organismo de inúmeras toxinas acumuladas ao longo do dia, devido à uma alimentação desregulada. É por esse motivo que vemos na Internet alguns sucos detox que utilizam da alcaparra como ingrediente principal.

– Boa para quem sofre com diabetes ou faz dieta Low Carb

A alcaparra tem baixíssimo teor de carboidratos, o que a torna excelente para quem aposta em uma dieta low carb ou para quem sofre com diabetes, tipo I ou II. Porém, é sempre válido consultar seu médico de confiança antes de inserir qualquer nova alimento na sua dieta, especialmente se ela for muito controlada.

– Pressão em equilíbrio

Para quem sofre com pressão alta, a alcaparra pode ser excelente aliada para diminuir as crises e até mesmo os desconfortos causados pelo aumento súbito dela. A alcaparra melhora a circulação sanguínea e estimula os vasos a trabalharem melhor, diminuindo sua dilatação geral.

Leia também => Alcachofra emagrece? Veja para que serve, benefícios e receitas

Propriedades

A alcaparra é considerada hoje em dia uma planta quase medicinal, pois é rica em inúmeras vitaminas, minerais e outras substâncias que geram benefícios além dos que citamos. Vamos entender um pouco melhor sobre as propriedades:

– Vitaminas

A alcaparra tem uma quantidade significante de vitaminas do complexo B, especialmente vitamina B6 e Vitamina B12. Conta também com vitamina A e vitamina C, além de vitamina D. Juntas, elas protegem o sistema imunológico, aumentam a resistência à bactérias e vírus, promovem mais energia e trazem melhor força muscular.

– Minerais

Temos o Cálcio presente na alcaparras, um mineral que tem papel importante para nossa saúde e que é excelente para os ossos e articulações, junto com o potássio e o magnésio, além de uma boa dose de ferro. Todos eles protegem a circulação, aumentam a imunidade e dão mais força para enfrentar o dia-a-dia. Também são excelentes para quem faz algum tipo de exercício físico mais intenso.

– Flavonoides

Os flavonoides são os responsáveis pelo efeito detox da alcaparra, como a rutina e a quercetina, que estão presentes em grandes quantidades na planta. Obviamente, uma alimentação saudável faz toda a diferença para que esses flavonoides possam de fato proteger o corpo e apenas a alcaparra não pode ser responsável por todo este trabalho.

Utilizando a alcaparra no dia-a-dia

Uma dúvida muito comum, é o modo de utilizar a alcaparra de forma saudável, especialmente a versão que mais estamos acostumados a encontrar nos supermercados: a alcaparra em conserva. Vamos à algumas dicas relevantes que vão te ajudar nesse sentido:

– A alcaparra em conserva é mais salgada e vai muito bem em molhos diversos, seja o de tomate ou mesmo o famoso molho tártaro, onde há uma série de temperos e ervas triturados. A dica é experimentar e ver qual se adequará mais ao seu paladar.

Por ser em conservas, possui alta quantidade de sódio, para diminuir essa quantidade, o recomendado é algumas horas antes de utilizá-la, retirar do vidro apenas as alcaparras e deixar de molho em aguá filtrada.

– Além das alcaparras em conservas, há a opção dela in natura, que é mais difícil de encontrar e não tem um sabor tão salgado, ideal para quem não quer pesar nas receitas e deseja apenas ter a planta como um complemento na saúde. Os melhores locais para encontrar a alcaparra in natura são casas de produtos naturais ou com feirantes. Vale a pena a procura!

– Se você gosta de carnes, a alcaparra pode ser uma excelente aliada para deixar sua receita ainda mais gostosa! Ela vai bem até com versões cruas, como o kibe. No bife comum fica excelente também e dá um sabor a mais à receita. Para quem quer diversificar, é possível tritura-la e servir por cima da carne.

Como Plantar alcaparra – é possível?

Obviamente, é possível plantar alcaparras e o processo não é tão difícil como as pessoas pensam. É claro que exigirá um certo cuidado e destreza com a planta, que precisa de diversos cuidados fundamentais para crescer com saúde e dar bons frutos.

A alcaparra é uma planta que exige luz solar, ou seja, é fundamental que você tenha um quintal bem iluminado para que ela deslanche. Se não for seu caso, a varanda do apartamento deve receber muito sol pelo menos pela manhã, embora talvez não seja o suficiente.

Leia também => Todos os benefícios da rúcula para saúde

Os frutos devem ser colhidos bem antes do florescimento e podem ser colados em conserva. O resultado será bem parecido ou até melhor do que a alcaparra que você encontra no mercado – com a vantagem da certeza de que o plantio é livre de agrotóxicos.

CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here