É perigoso comer um ovo com a casca quebrada? – 10/02/2018 – Equilíbrio e Saúde

0
5023


É perigoso comer ovo com a casca quebrada? Sempre compro ovo no mercado, e chego em casa com um rachado, sem expor o ovo em si. É uma sina!
M.F.

Um ovo quebrado com as membranas internas expostas não deve ser consumido. Ao ficar quebrado no local de venda, o alimento está exposto a inúmeros fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Caso a preocupação da leitora seja a salmonela, a questão é menos grave.

É relativamente comum encontrar a bactéria salmonela em ovos, considerando que ela também está presente em boa parte das galinhas. Isso, contudo, não é necessariamente motivo para preocupação.

“Quanto mais caipira o ovo, maior o risco de contaminação por salmonela”, afirma Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Por ser resistente, não é possível tirar a bactéria da casca do ovo, mesmo lavando o alimento.

Contudo, a preocupação com possíveis contaminações pode ser evitada ao se consumir ovos cozidos.

O consumo de ovos crus ou semi-crus eleva o risco de contaminações. Mesmo assim, mais de dois terços delas não são graves ou representam grande perigo às pessoas.

Mesmo assim, crianças e idosos —por conta de sistema das condições do sistema imunológico—​ devem consumir o ovo preferencialmente cozido.


Envie sua Dúvida


A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here