Gel de Carboidrato – Para que serve? Ele engorda? Qual o melhor?

0
7268


O Gel de carboidrato é muito usado durante corridas e até no ciclismo para dar mais energia, mas qual a quantidade correta? Ele engorda? Iremos responder isso agora!

Entre muitas controvérsias, o gel de carboidrato, também conhecido como repositor energético, vem novamente ganhando atenção. Se você está lendo sobre ele aqui, provavelmente já ouviu falar alguma coisa a respeito, se ele emagrece ou não, que tipo de utilidade ele tem, qual a quantidade ideal, entre outras coisas.

Mas não se preocupe, o artigo de hoje está inteiramente dedica a esse tema e tudo o que você necessita saber sobre.

 Vamos lá?

O que é gel de carboidrato?

Ele é conhecido hoje como um suplemento para os treinos ou até mesmo para provas muito longas e fornece ao corpo uma absorção rápida de glicose, melhorando ainda mais o condicionamento físico e retardando dores corporais e fadigas que decorrem da atividade física.

Tem como principal objetivo fornecer uma maior energia durante a prática de exercícios físicos.

Entretanto, como mencionamos acima, a quantidade exata que deve ser utilizada ainda é uma incógnita para as pessoas que estão começando a utiliza-lo agora.

Mas não se preocupe, falaremos disso mais abaixo.

Para que serve?

Segundo a pesquisa mais recente desenvolvida pela universidade de Chicago, o gel de carboidrato tem como função básica ser utilizado como um tipo de suplemento que ajuda a manter de forma pratica a quantidade mínima de carboidrato permitido no corpo, fornecendo assim, energia constante durante as atividades físicas. Minimiza a perda muscular, para que assim, o carboidrato  passe a ser utilizado como fonte primaria de energia durante toda a atividade física exercida.

Composição

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Existem hoje, diversos tipos de gel, entretanto a grande maioria é composto por pelo menos dois tipos de carboidratos, o que certamente é o ideal.

Mas, falaremos mais de forma geral sobre o que deve conter na composição desse gel de carboidrato.

A composição deriva de:

A composição do produto vai depender muito de uma marca para outra, mas os principais componentes presentes nos géis, são:

  • Whey Protein (proteína do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), para reconstrução muscular;
  • Vitaminas C e E (Evita lesões e protege os tecidos musculares);
  • Alguns podem conter também cafeína, a grosso modo falando, a cafeína ai serve para dar a sensação que você não está fazendo tanto esforço;
  • Histidina (neutraliza o ácido nos músculos);
  • Principal componente presente nos géis é o carboidrato, no caso, o carboidrato complexo maltodextrina. A Maltodextrina garante a energia durante a prática de exercícios.

Outros tipos de carboidratos bastante presentes nos géis são a Dextrose, Waxy Maize e D-Ribose, recomendamos que leiam também como agem esses tipos de carboidratos concentrados, para você entender melhor seu funcionamento e ver qual é o mais indicado para seu caso.

Quando deve ser utilizado?

O gel de carboidrato normalmente é utilizado quando a corrida ou a pratica de exercício físico excede mais de 60 minutos.

Tanto antes, quanto depois de ingerir o gel de carboidrato, você precisa beber água, pois a captação do intestino está diretamente ligada a quantidade de hidratação corporal que você se encontra.

É importante mencionar aqui que não existe uma marca certa e outra errada, mas sim uma que o seu corpo pode se adaptar melhor, sendo assim, procure sempre modificar as marcas caso elas não estejam te fazendo bem, só assim você conseguirá encontrar a ideal.

O início do efeito do produto também é ainda uma incógnita, pois varia de pessoa para pessoa, sendo assim, para algumas pessoas, os efeitos ocorrem em cerca de 5 minutos após ingerido, para outras ele demora um pouco mais, cerca de 15 minutos.

 Ainda não existe uma pesquisa que afirme o porquê cada corpo se adapta de uma forma diferente ao consumir o carboidrato em gel, alguns dizem que é por causa da hidratação corporal, outros pela falta do mesmo, porém, nada comprovado ainda durante os estudos.

Qual é a quantidade ideal que se deve ingerir?

A quantidade certa do gel de carboidrato que deve ser ingerida muda de pessoa para pessoa, por essa razão que antes de você começar a utilizar é necessário ler o rotulo da embalagem para ver a quantidade por embalagem, e também, é essencial seguir orientação profissional, para que assim você não tenha nenhum tipo de efeito colateral por causa do consumo em excesso.

A recomendação mais comum é ingerir caso o exercício decorra de 60 minutos. Após esse tempo, normalmente o efeito vai diminuindo, se a pratica de exercício for mais que esse tempo, o ideal é a reposição de cerca de 30 gramas, porém, essa quantidade muda de pessoa para pessoa.

Existem dados que mostram que algumas pessoas precisam tomar mais que essa quantidade, pois durante a atividade física tende a beber muito líquido o que faz com que o efeito se perca rapidamente.

Portanto, o mais aconselhável é fazer testes individualizados com o produto e vem a quantidade ideal de suplemento que deve ser consumida.

Benefícios

  • Aumento da energia corporal;
  • Recuperação de energia corporal;
  • Evita lesões em corridas de longas distâncias.

Melhor gel de carboidrato

Como dito anteriormente, não existe apenas uma marca boa de gel, várias existentes no mercado podem proporcionar benefícios e você precisa verificar, qual fornece a composição ideal para seu objetivo.

Das marcas mais conhecidas no mercado, temos o gel de carboidrato Carb UP da Probiótica, GU Energy Gel e o repositor energético GO da Atlhetica Nutrition.

Cuidados do quais devem se atentar

Segundo a Anvisa, o gel de carboidrato é recomendado apenas para atletas e não para pessoas que fazem estética ou práticas de exercício como forma de lazer.

 Para essas pessoas, é indicado uma orientação medica ou de um nutricionista para que assim os danos à saúde sejam prevenidos.

Outro cuidado importante que é importante salientar aqui é que doses muito altas de carboidrato no corpo pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Mesmo atletas, pessoas diabéticas devem utilizar o medicamento apenas sobre orientação médica.

Engorda?

Se consumido em excesso, pode engordar sim, pela quantidade de calorias, já que a base da composição desses géis é o carboidrato. Seguindo orientação e consumindo apenas quando necessário, não existe risco de engordar com o gel de carboidrato.

O gel de carboidrato pode ser substituído por alimentos?

Assim como é necessário se fazer uma pesquisa de mercado para saber qual gel de carboidrato é o ideal para você, os alimentos também devem ser pesquisados e analisados pelo nutricionista para que ele possa indicar da melhor forma possível, quais alimentos podem funcionar no seu organismo.

De fato, a maioria dos alimentos contém um alto teor de carboidrato, mas isso não significa que eles irão lhe ajudar.

Porém, é importante salientar aqui que os efeitos colaterais podem também ocorrer com os alimentos, assim como ocorre com o carboidrato em gel.

Conclusão

Podemos concluir que ingerir o gel de carboidrato não é para qualquer um, por essa razão é importante ficar atento as indicações que deixamos acima, assim ficará mais fácil para você saber como proceder mediante alguns efeitos do produto.

A ideia é sempre obter os benefícios do produto e tentar evitar ao máximo os efeitos colaterais que podem decorrer, caso você esteja ingerindo de forma errada ou se o tipo de gel de carboidrato que está consumindo não é o adequado para o seu corpo.

Caso você tenha o interesse de adquirir o produto, orientamos que procure um profissional especializado no assunto, como médicos e nutricionistas e peça ajuda, só assim você saberá se pode ou não ingerir, e se puder fazer de modo seguro, OK?

Bons treinos a todos!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here