Natação e Musculação – 7 dicas para nadadores melhorarem os resultados

0
6119


A musculação para nadadores é um fundamento importante para a melhora do desempenho e o trabalho de prevenção de lesões. Veja mais neste artigo!

Tida como o esporte completo, a natação precisa de alguns complementos. Praticamente todos eles, de ordem de força.

Neste sentido, a musculação para nadadores é fundamental, seja na melhora do desempenho, seja na prevenção de lesões. Mas a musculação para nadadores deve seguir um dos princípios do treinamento desportivo: a especificidade.

De nada vai adiantar usar a musculação da mesma forma que uma pessoa que busca a hipertrofia. Não haverá melhora de resultados se a musculação não for adaptada para a realidade dos nadadores.

Para que isso ocorra, precisamos entender as necessidades que a natação impõe, em termos musculares e metabólicos e ajustar isso para ser trabalhado na musculação.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que vão fazer com que você tenha melhores resultados!

7 dicas de musculação para nadadores que vão te ajudar a ter melhores resultados!

1- Adapte a musculação ao tipo de prova que você disputa

Se você é um nadador de longas distâncias, até precisa aumentar sua força e potência, mas o enfoque maior será na resistência muscular. Já se você é um nadador de provas rápidas, precisa adaptar seu treino para melhorar sua força máxima e força explosiva.

Mas de que maneira isso influencia seu treino? Na utilização da carga, no número de repetições, intervalo de descanso e outros fatores.

Desta forma, poderemos organizar o treino de musculação de acordo com suas reais necessidades. Teremos uma melhora das qualidades físicas que são mais importantes em sua prova de natação e principalmente, iremos dar mais suporte energético e muscular para seu desempenho.

2- Trabalhe com agonista-antagonistas em seu treino

musculação e natação como conciliar exercícios

A natação envolve movimentos completos, amplos. Desta maneira, uma forma muito importante de melhorar o desempenho é trabalhando de forma integrada, com os agonistas e antagonistas em seu treino. Desta maneira, o treino irá ser pensado de uma forma mais próxima as necessidades da natação.

Por exemplo, na musculação você pode fazer a remada baixa, que vai trabalhar com seus músculos dorsais, deltoide e o bíceps e na sequência, sem intervalo de descanso, trabalhar com o supino reto, que vai atuar no peitoral maior, tríceps e porção anterior do deltoide.

Isso pode ser aplicado para diferentes grupos musculares. Nas coxas, por exemplo, podemos também trabalhar desta maneira. Isso vai fazer com que haja uma melhora no desempenho e muito mais resultados em seu treino.

Um exemplo interessante está neste vídeo:

Perceba que o enfoque é mais generalista, mas vai atuar em dois grandes grupos musculares que são fundamentais nos movimentos de natação.

3- Use movimentos com boa transferência de força

A transferência de força, dentro do treinamento esportivo, é quando usamos movimentos que em termos articulares e musculares, simulam algo próximo a prática esportiva. Neste caso, temos que analisar na natação quais os exercícios tradicionais da musculação que podem ser adaptados.

Algumas peculiaridades de cada estilo também precisam ser levadas em conta. Mas no geral, pensando no nado livre, temos alguns movimentos, como o agachamento, levantamento terra, abdominal crunch, pulldown, pullover, supino e suas variações e mais alguns, que tem uma excelente transferência de força para a natação.

4- Fortaleça seu core

O core é um dos grupos musculares mais importantes para a natação. Isso por que em todos os estilos, independentemente se estamos falando de distancias maiores ou menores, é o core que estabiliza e aumenta a eficiência de todos os movimentos da natação.

Por isso, na musculação para nadadores trabalhamos de forma mais intensa com os músculos do core.

Este trabalho pode ser feito de diferentes formas. No geral, o trabalho integrado para músculos abdominais e lombares é o mais utilizado. Como citamos no item 2, o core pode ser trabalhado através do método agonista-antagonista. Na verdade, é muito útil trabalhar desta maneira, por que teremos uma realidade motora muito mais próxima da realidade da musculação.

Leia também => Método Agonista-Antagonista na musculação, aprenda a utilizá-lo

5- Trabalhe de forma mais generalista

Os exercícios usados na musculação para nadadores precisam ser mais generalistas. Não há razão para o trabalho focado em músculos muito pequenos apenas. Na musculação temos inúmeros grupos musculares de grande potencial de força, atuando de maneira conjunta.

Para termos esta realidade mais próxima, é importante priorizar movimentos multiarticulares, que envolvam grupamentos altamente ativos nos diferentes estilos da musculação.

6- Otimize a contração excêntrica

Todos nós sabemos que temos, em termos de movimento, dois tipos de contração: a concêntrica e a excêntrica. A primeira, é quando o movimento vence a resistência. A segunda, é quando a carga vence a resistência. Em termos práticos, a natação é feita basicamente por movimentos concêntricos, já que a carga imposta pela água, em praticamente nenhum momento, vence a resistência.

Porém, justamente por este fato, que podemos ter lesões em diferentes momentos. A contração excêntrica deve ser trabalhada da mesma forma que a concêntrica. Se houver desequilíbrio entre ambas, teremos desequilíbrio na produção de força.

Por isso, na musculação para nadadores é muito importante trabalhar com movimentos que otimizem também as contrações excêntricas.

7- Adapte a musculação ao seu planejamento de treino

Não são em todas as fases de treinamento da musculação que podemos utilizar a musculação. Além disso, ela acaba sendo mais útil quando integrada as necessidades de seu treinamento. Por exemplo, se você está em uma fase onde o foco é a melhora do condicionamento, a musculação deve estar atrelada a isso.

A musculação para nadadores é fundamental, não apenas para melhora do rendimento, como também para a redução das lesões. Treine sempre com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here