Principais lesões na natação e como evitá-las

0
3464


A natação pode causar lesões, apesar do menor impacto articular. Neste artigo, selecionamos algumas das principais lesões e de que forma preveni-las.

Nadador também se lesiona. O fato de estar na água e não ter contato físico com outras pessoas, não significa que o esporte seja livre de lesões.

As lesões na natação estão relacionadas, na maior parte das vezes, ao excesso de repetições de movimentos. Isso não significa que você deva parar de nadar. O que você precisa é encontrar formas de prevenir tais lesões.

Dentro do contexto da natação, as lesões mais comuns acontecem na articulação do ombro. Não que elas não possam ocorrer em outras articulações, mas são mais comuns em ombro.

Lesões mais frequentes na natação

É preciso entender que há lesões oriundas da natação e outras que apenas se tornam evidentes com a sua prática. Por isso, é fundamental trabalhar com formas de prevenção.

Há também as lesões que acontecem por causa da técnica errada na hora de nadar. Isso só pode ser prevenido com a melhora da técnica, o que não é o foco deste texto.

Algumas das lesões mais comuns na natação são:

Punho:

  • Tendinites e deslocamentos articulares;

Cotovelo

  • Síndrome do stress
  • Epicondilite lateral

Ombros

  • Ombro de nadador
  • Tendinite
  • Síndrome do impacto
  • Ruptura dos músculos do manguito rotador

Joelhos (os nadadores de peito são os mais acometidos)

  • Síndrome Patelofemoral
  • Síndrome da plica sinovial medial.

Coluna e quadril

  • Espondilólise
  • Espondilolistese
  • Hiperlordose
  • Hipercifose
  • Hérnia de disco

É lógico que iremos encontrar outras lesões. Mas no geral, estas são as mais comuns e que podem comprometer a funcionalidade e o desempenho dos atletas.

Há várias formas de prevenir tais lesões e elas passam por estratégias que devem estar presentes no dia a dia de seus treinos.

Como evitar lesões na natação, exercícios e práticas

Evitar lesões é uma das tarefas mais complexas de qualquer esporte. Em alguns casos, como nos esportes de invasão (contato), temos que prever possíveis pancadas e em cima disso, montar estratégias de prevenção. Estes esportes não são cíclicos e por isso a prevenção é mais complexa.

No caso específico da natação, temos um esporte com um número enorme de repetições de movimentos, contra uma resistência mais elevada (atrito da água). Isso faz com que tenhamos que preparar os músculos e estruturas para esta finalidade.

Veja algumas dicas para evitar lesões na natação!

dor nos ombros e costas

1- Exercícios de força são fundamentais

Não haverá outra forma de evitar lesões na natação, sem exercícios de força. Isso por que ao aumentarmos a força muscular, iremos dar mais estabilidade as articulações, mantendo-as mais “firmes”.

Isso em médio e longo prazo, impede alguns movimentos que podem vir a ser lesivos, devido as altas repetições da natação.

Mas não basta fazer qualquer exercício, de qualquer jeito, quando der. O treino de força para nadadores precisa ser muito bem estruturado, como já falamos neste artigo (Natação e Musculação – 7 dicas para nadadores melhorarem os resultados).

É preciso que você use os movimentos resistidos com inteligência, que faça exercícios que promovam uma maior estabilidade e melhorem a técnica da natação. Neste caso, os movimentos combinados, exercícios multiarticulares, são mais indicados.

Os movimentos mais isolados devem ser usados para melhora de algum ponto fraco ou então, para estabilizar alguma estrutura.

2- Postura e técnica precisam ser melhoradas constantemente

Natação, por mais que seja um esporte altamente físico, precisa de muita, muita técnica. Além disso, sua postura precisa estar em dia também.

Falando da técnica, muitos nadadores acabam desenvolvendo lesões, por não terem uma técnica apurada e com isso, desenvolvem padrões de movimentos alterados.

Além disso, se você tem um desvio postural mais acentuado, como uma escoliose, por exemplo, pode acabar desenvolvendo uma lesão de ombro, por que um dos lados do corpo acaba sendo mais solicitado do que o outro.

Por isso, técnica e melhora da postura estão nas bases da prevenção de lesões na musculação.

3- Proteja seus ombros e fortaleça o manguito rotador

Com toda a certeza, os ombros estão entre as articulações mais lesionadas na natação. Isso acontece pelo fato de esta ser a articulação mais solicitada e também, por ser a mais instável de nosso corpo.

Para prevenir lesões, é muito importante fortalecer todas as estruturas adjacentes do ombro. Deltoides precisam ser fortalecidos, peitoral, dorsais, tríceps e bíceps.

Porém, uma estrutura que muitos esquecem de fortalecer e que é fundamental para manter a estabilidade da articulação, é o manguito rotador.

Já falei sobre ele e como fortalece-lo, neste artigo (Veja a importância de exercitar o manguito rotador).

Você pode usar o aquecimento, ainda fora da piscina, para fortalecer o manguito rotador. Ele pode ser trabalhado com elástico ou pesos. O mais importante é fortalece-lo constantemente.

4- Melhore sua flexibilidade

Muitas vezes as lesões são oriundas de movimentos que não tem uma amplitude total. Com isso, as articulações e músculos são “forçados” a fazer movimentos inadequados. Com isso, o resultado é um movimento ruim, que pode causar lesões.

Por isso, é fundamental melhorar a flexibilidade de uma forma geral.

5- Controle a carga de treino

Este é um ponto que muitas pessoas não se atentam. Se você passar do ponto, treinar sempre com elevado volume ou com alta intensidade, seu corpo poderá entrar em estado de overtraining. Com isso, as estruturas ficam mais suscetíveis a lesões. Por isso é fundamental trabalhar com alternância de estímulos para que o corpo sempre consiga se recuperar dos treinos.

Isso irá melhorar seu desempenho e ainda provocará uma maior prevenção das lesões para natação.

Prevenir lesões é um cuidado constante, que deve ser feito diariamente em seus treinos. Por isso, você deve estar atento a todos os aspectos apresentados aqui. Bons treinos!

CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here