Tenho líquen plano. Qual o melhor tratamento? – 10/03/2018 – Equilíbrio e Saúde

0
4568


Tenho líquen plano e as lesões têm me incomodado muito. Além de tomar corticoides, o que posso fazer?
C.F.

O líquen plano é uma doença inflamatória, caracterizada por manchas com tons de roxo. Essas marcas podem estar presentes nas pernas, braços e até mesmo na boca e na área dos genitais. O problema pode causar muita coceira.

A condição, presente entre 1% e 2% da população mundial, pode estar associada a problemas autoimunes, psicológicos e até mesmo com medicamentos.

Exposição à luz solar também pode ser um fator que desencadeia ou piora a situação da doença.

O problema, contudo, muitas vezes desaparece espontaneamente.

Segundo Clivia Oliveira Carneiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para determinar um tratamento é importante investigar qual fator está relacionado com a doença.

Além dos corticoides, também podem ser usados anti-histamínico, antibióticos. Terapia com luz ultravioleta também costuma ser eficaz.

Carneiro ressalta a importância do acompanhamento da doença e do tratamento por um especialista.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here