PANCs: conheça os benefícios e veja receitas | Bem Estar

0
1955


Plantas alimentícias não convencionais (PANCs): você conhece? São quase dez mil plantas comestíveis que trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Elas são ricas em diversos nutrientes, fontes de várias vitaminas que não conhecemos.

Os agrônomos e pesquisadores Nuno Madeira, da Embrapa, e Gabriel Bitencourt, da Ceagesp, explicaram como diferenciar, seus benefícios e como elas podem ser usadas.

As maiores vantagens das PANCs são trazer uma maior diversidade de nutrientes para a nossa alimentação. Como são naturais, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.

Anote as receitas com as PANCs:

Higienize as folhas de taioba. Com uma faquinha, retire o talo central, para a massa não ficar muito fibrosa. Branqueie as taiobas (ferva até as folhas ficarem com um tom de verde vivo e logo em seguida dê um choque térmico com água gelada). Bata no liquidificador a taioba, noz moscada, azeite, mix de pimenta, alho ralado e sal. Em uma vasilha, misture o polvilho e o queijo. Acrescente a taioba batida. Incorpore bem até ficar uma massa homogênea. Se o ponto da massa estiver muito mole, acrescente polvilho até que não grude nas mãos e as bolinhas estejam fáceis de modelar. Faça as bolinhas e asse. (Rende mais ou menos 15 bolinhas).

Refogue o arroz com alho e uma colher de cúrcuma ralada. Coloque água e deixe cozinhar. Se quiser que o arroz fique mais amarelinho coloque mais cúrcuma junto com a última água.

Deixe o feijão de molho na véspera. Cozinhe o feijão com cominho e louro. Refogue com alho. Quando estiver com um caldo grosso finalize colocando uma mão cheia de folhas caruru cruas!

Cozinhe as bananas por 10 minutos, na pressão. Amasse as bananas e bata, no liquidificador ou batedeira, juntamente com o cacau até que fique homogêneo. Em uma panela, coloque o óleo de coco e misture com a massa de bananas. Misture e coloque a farinha de aveia até dar o ponto. Deixe esfriar e depois enrole. Use nibs de cacau para confeitar.

Frango com ora-pro-nóbis

Corte o frango em pedaços, tempere com sal e reserve. Frite a cebola no óleo até dourar. Coloque os pedaços de frango sobre a cebola e refogue até dourar. Acrescente água até cobrir o frango e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando o frango estiver pronto, coloque as folhas de ora-pro-nóbis e deixe cozinhar de cinco a dez minutos.

Lave os frutos em água corrente. Em seguida, retire a fina casca que recobre o fruto. Corte ele pela metade e retire a parte interna, onde se encontram as sementes. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Água de vinagreira (hibisco)

Bata a vinagreira no liquidificador com a água ou corte as folhas em pequenas tiras. Corte a cebola e refogue no óleo com o alho. Na sequência, coloque o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente a vinagreira triturada e o sal. Misture, tampe a panela e deixe cozinhar por 25 minutos ou até que o arroz fique macio.

Veja outras reportagens que foram exibidas nesta segunda:

Conheça o médico Luiz Schirmer. Ele completou e comemorou os 80 anos saltando de paraquedas:

É cada vez mais comum ver atletas amadores se aproximando das marcas dos corredores de elite:



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here