Deficiência de Vitamina D – Sinais, causas, sintomas e suplementação – Dietas

0
1036


A deficiência de vitamina D é um problema relativamente comum. Sabe-se que quase um terço da população mundial sofre com a falta dessa importância vitamina – e que os casos só aumentam devido à falta de exposição solar aliada com outros fatores, como alimentação pobre e o fato de que muitas pessoas ignoram os sintomas dessa deficiência.

Por esse motivo, vamos ajudar você a identificar a falta de vitamina D através de alguns sinais simples. Também explicaremos algumas das causas mais frequentes para que o problema só cresça no mundo inteiro. Confira mais abaixo o que separamos!

O que é a Vitamina D?

No nosso blog, já falamos um pouco sobre o que é a Vitamina D  (O que é a Vitamina D) . Para resumir de forma simples, podemos dizer que ela é o nome de um conjunto de lipossolúveis, que são extremamente importantes para a nossa saúde de forma geral.

A vitamina D é conhecida como sendo a vitamina adquirida através da exposição solar contínua – ao menos de 15 minutos por dia. Esse conhecimento não está errado, embora também existam outras formas de conseguir nutrir seu corpo com ela – seja através de alimentos específicos ou até de suplementos, como falaremos mais abaixo. [1]

O mais importante de lembrar é que, de fato, tomar sol com regularidade ainda é a forma mais natural e saudável para conseguir evitar a deficiência de vitamina D. Outro ponto importante é que a essa exposição deve ser sem o uso do protetor e que apenas 15 minutos diários são suficientes para manter os níveis saudáveis.

Como vivemos em um mundo moderno, onde é cada vez mais raro sairmos ao ar livre durante o dia, não é nenhuma surpresa que os casos de falta de vitamina D estejam cada vez mais comuns e preocupantes. Afinal, ela é fundamental para o nosso corpo e para manter nossa saúde, como explicaremos mais abaixo!

Para que serve a vitamina D em nosso organismo?

A deficiência de vitamina D é altamente perigosa para nossa saúde e os motivos são diversos. Para entendermos o que sua falta pode trazer de riscos, precisamos entender para que ela serve.

A primeira grande função dela é fazer com que o cálcio chegue aos nossos ossos e evitar que o mineral consumido seja perdido no nosso organismo.

Mas há mais funções da vitamina D no corpo: há inúmeros estudos que relacionam sua deficiência com aumento dos casos de obesidade e até casos de diabetes tipo II, já que a vitamina pode aumentar ou diminuir a absorção do açúcar.

Vale a pena citar de forma resumida os maiores benefícios da vitamina D:

Mais saúde hormonal, com diminuição do risco de disfunções.
Aumento da imunidade, tornando o corpo menos suscetível à doenças oportunistas.
Melhor performance mental, tornando o cérebro mais ativo e saudável.
Emagrecimento saudável, já que ela é capaz de ajudar a aumentar a massa magra e a diminuir os níveis de gordura acumulada.
E, claro, saúde óssea, já que a Vitamina D é uma das responsáveis pela absorção do cálcio. Sem ela, o mineral consumido seria praticamente perdido.

Essas são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve se preocupar com a deficiência da vitamina D.

O que pode causar a Deficiência de vitamina D?

Não há dúvidas: uma das maiores causas da deficiência de vitamina D é a falta de exposição ao sol. Como explicamos mais acima, ele é um dos maiores responsáveis pelo fornecimento da vitamina e é fundamental tomar ao menos 15 minutos de sol por dia – sem o uso do protetor.

Porém, em um mundo corrido onde as pessoas vão para seus trabalhos de carro e não têm tempo para sair antes de escurecer, essa atividade pode ser um desafio, que causa problemas enormes.

Leia também:

Baixa Imunidade: Sintomas, Causas, Tratamento e Suplementação

Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta

O que é a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, suplementos

Se aliarmos a falta de sol com uma alimentação altamente deficiência, temos a combinação perfeita para que o nosso organismo comece a dar sinais de deficiência vitamínica.

Embora existam meios de utilizar suplementação, a dieta equilibrada com banhos diários de sol ainda são as melhores formas de evitar o problema.

Para que serve o exame de dosagem de vitamina D?

Como o próprio nome indica, o exame de dosagem de vitamina D tem como principal finalidade descobrir se há ou não uma deficiência no organismo do paciente. Apesar de parecer complexo, ele é relativamente simples, feito através de uma coleta de sangue normal em laboratório.

Vale a pena fazer o exame caso você sinta que há algum sinal de falta de vitamina D. Alguns dos sintomas iniciais são:

Dores nas Articulações e nos Ossos

Um dos principais sintomas da deficiência da vitamina D é a dor nas articulações e nos ossos. Essas dores podem começar leves e aumentarem conforme o tempo passa. É importante procurar ajuda logo quando os primeiros sinais aparecerem.

Dores Musculares

As dores musculares podem ser causas distintas, porém, a falta de vitamina D é uma delas – além de relativamente comum. Para quem treina pesado, as dores podem significar apenas hipertrofia muscular, porém, é importante acompanhar a evolução delas. Em caso de persistência, o médico deve ser consultado o quanto antes para realização dos exames.

Dificuldade para Emagrecer e para ganhar Massa Magra

Algumas pessoas têm dificuldades para perder peso e para perder massa magra e não sabem que o problema pode ter relação com a deficiência de vitamina D. Por isso, caso você perceba que os treinos não estão dando o efeito desejado, é válido procurar um nutricionista e realizar os exames.

Além desses sintomas, é sempre importante lembrar que qualquer outro sintoma fora do comum merece a ida ao médico para que seja possível descobrir a razão.

Embora esses possam ser sintomas e sinais de diversas outras doenças, é importante realizar o exame para garantir que não se trata de deficiência de vitamina D.

Em geral, sabe-se que a falta de vitaminas é relativamente comum. Como explicamos, quase um terço da população mundial sofre com deficiência de vitamina D, especialmente devido à falta de exposição solar.

Doenças causadas pela Deficiência de vitamina D

Inúmeras doenças podem aparecer por causa da deficiência de Vitamina D. Como falamos mais acima, ela tem o poder de prevenir diversos problemas de saúde. Entre eles, podemos citar:

Osteoporose, mesmo em pessoas com idade menos avançada.
Diabetes tipo II, mesmo em pessoas que não são obesas ou não comem gordura em excesso.
Problemas para gerar massa muscular, independente do tipo de exercício ou até mesmo do tipo de dieta. A Deficiência de vitamina D pode causar uma dificuldade que só pode diminuir com a suplementação.
Gordura acumulada de difícil remoção ou mesmo disposição a engordar com certa facilidade.
Outras doenças oportunistas podem aparecer, já que a falta de vitamina D costuma diminuir a imunidade. Nesse caso, identificar o problema pode ser mais difícil – já que a baixa imunidade tem inúmeras razões.

Dentre todas as doenças que citamos, a osteoporose é a mais comum devido à deficiência de vitamina D e ela pode acometer pessoas de diversas idades e de ambos os gêneros.

O que é bom para aumentar a vitamina D?

Mais uma vez, precisamos lembrar que a exposição solar ainda é um dos maiores aliados contra a perda de vitamina D.  Porém, alguns alimentos podem ajudar a diminuir a deficiência.

São eles:

Salmão: O salmão é um dos alimentos mais ricos em vitamina D. Além de rico em Vitamina D, ele também é rico em ômega 3, excelente para manter o organismo saudável.

Queijos: Os queijos também são excelentes fontes de vitamina D, além de também serem fontes de cálcio. Essa pode ser uma dupla incrível, já que um dos benefícios da vitamina D é ajudar na absorção desse mineral.

Bife de fígado: Outro alimento excelente para repor a vitamina D é o bife, especialmente o de fígado.

Confira mais alimentos em: Lista de Alimentos com Vitamina D para complementar sua Dieta

Suplementação de Vitamina D

Como finalização dos nossos textos, sempre sugerimos suplementos saudáveis que podem ajudar a lidar com a deficiência de vitaminas e minerais. Obviamente, não podemos esquecer de citar o fato de que é necessário consultar um nutricionista antes de optar por qualquer suplementação.

Caso seja necessário repor a Vitamina D, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Vitamina D com valor muito baixo, que chega até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!

Para finaliza…

No texto de hoje, explicamos a importância da Vitamina D para nossa saúde de forma geral. É fundamental que você saiba o quanto as vitaminas e os minerais podem ajudar a definir nossa estética, por isso, caso queira construir um corpo bonito, vale a pena pensar em manter a saúde dele sempre em dia.

Sempre que houver dúvidas sobre o que comer ou que suplementos tomar, procure um nutricionista de confiança, que possa indicar a melhor solução para o seu caso. Lembre-se que cada organismo reage e funciona de uma forma diferente e exige uma abordagem única!

Referência

1. Endocrinologista Marize Lazaretti

apareceu primeiro em Dicas de Treino

?>





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here