Homem desfigurado por tiro se torna pessoa mais velha a receber transplante de rosto no mundo | Bem Estar

0
209


Um canadense de 64 anos se tornou a pessoa mais velha a passar por um transplante de rosto. Há sete anos, ele teve a face desfigurada por um tiro acidental. A operação foi a primeira do tipo realizada no Canadá, feita no Hospital Maisonneuve-Rosemont e liderada pelo renomado cirurgião plástico Daniel Borsuk, da Universidade de Montreal.

A operação durou 30 horas e exigiu a presença de uma equipe extremamente especializada. Mais de 100 profissionais de saúde colaboraram, incluindo médicos, enfermeiros e outros funcionários.

“Esta delicada operação é resultado de anos de trabalho meticuloso coordenado por uma equipe incrível e da também incrível cooperação do paciente e de sua família”, disse Borsuk.

Homem passou por cirurgia de transplante de rosto após tiro acidental no Canadá — Foto: Universidade de MontrealHomem passou por cirurgia de transplante de rosto após tiro acidental no Canadá — Foto: Universidade de Montreal

Homem passou por cirurgia de transplante de rosto após tiro acidental no Canadá — Foto: Universidade de Montreal

Após levar um tiro acidental no rosto, o homem passou a viver com uma dor constante e precisou realizar cinco cirurgias de reconstrução. Ele foi forçado a viver com traqueostomia – uma abertura para a passagem de ar na traqueia – e tinha extrema dificuldade de respirar, dormir, comer e falar.

Os transplantes de rosto são extremamente complexos. Desde 2005, 40 foram realizados em diversos países.

Recentemente, a história da pessoa mais jovem a receber um transplante de rosto foi contada pela revista “National Geographic”.

Katie Stubblefield tentou suicídio aos 18 anos com um tiro na cabeça. Anos depois, aos 21 anos, ela participou de uma cirurgia histórica que durou mais de 30 horas no estado de Ohio.

A cirurgia ocorreu na Cleveland Clinic e, segundo o texto da repórter Joanna Connors, ainda é feita de forma experimental. Todo o processo foi documentado por médicos e enfermeiros. Esse foi o terceiro transplante de rosto realizado pela clínica.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here