CNPEM e laboratórios estudam plantas brasileiras em busca de novos medicamentos | Campinas e Região

0
7517

[ad_1]

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com sede em Campinas (SP), e empresas farmacêuticas lançaram um programa inédito no país para descobrir novos medicamentos usando como base plantas de diferentes biomas brasileiros.

O objetivo é encontrar remédios para doenças como o câncer e para pele. O investimento é da ordem de R$ 10 milhões.

Até agora já foram testadas 300 plantas, mas a meta da parceria é atingir 2 mil variedades. Com isso, os pesquisadores vão conseguir analisar 20 mil amostras.

De acordo com o gerente de desenvolvimento de medicamentos do CNPEM, Eduardo Pagani, os recursos sintéticos estão ficando cada vez mais saturados e ao abrir o estudo para novas fontes naturais aumenta o potencial de novas descobertas.

E os cientistas ressaltam que a busca não visa novos medicamentos fitoterápicos, mas substâncias capazes de fazer remédios mais potentes. Para eles, os produtos de origem vegetal, mesmo depois de processados, trazem resultados melhores.

As substâncias que tiverem resultado comprovado vão formar uma espécie de biblioteca de produtos naturais, que poderá ser usada em outras pesquisas para o desenvolvimento de novos remédios.



[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here