Número de abortos cai no mundo, puxado por países desenvolvidos com legalização | Bem Estar

0
5535

[ad_1]

Em 20 anos, entre 1990/1994 e 2010/2014, a taxa anual de aborto nas regiões desenvolvidas caiu significativamente, principalmente em países ricos onde a prática é legalizada – passou de 46 para 27 abortos para cada mil mulheres em idade reprodutiva. O mesmo não ocorreu em países em desenvolvimento: a taxa global se manteve quase estável, passando de 39 para 36 a cada mil mulheres.

Taxa anual de aborto em países desenvolvidos e em desenvolvimento

Número de abortos para cada 1000 mulheres entre 15 e 44 anos

Fonte: Guttmacher Institute

Os dados são de relatório publicado nesta semana pelo Instituto Guttmacher, organização dos Estados Unidos parceira da Universidade Columbia e da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF). Veja o relatório completo em inglês.

Segundo o documento, o maior declínio nas taxas de aborto foi sentido na Europa Oriental, onde o uso efetivo de contraceptivos aumentou drasticamente. Os índices também caíram de forma significativa no Centro da Ásia – as duas regiões fizeram parte do antigo bloco da União Soviética e passaram a ter acesso aos métodos eficazes de prevenção.

Mais dados do relatório:

Entre 2000 e 2014, o instituto estimou que 55,9 milhões de abortos foram feitos por ano em todo o mundo. Destes, 49,3 milhões ocorreram em regiões em desenvolvimento e 6,6 milhões em países já desenvolvidos.

Taxa de aborto por região do mundo

Número de abortos para cada 1000 mulheres entre 15 e 44 anos

Fonte: Guttmacher Institute

[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here