Salto alto e roupa apertada não provocam varizes; veja mitos e verdades | Bem Estar

0
5443

[ad_1]

Muita gente acha que as varizes são um problema estético, mas não são. Varizes são um problema de saúde. Varizes são veias dilatadas que não estão conseguindo fazer a sua função que é tirar o sangue de baixo e ir para cima. No estágio inicial, a única preocupação é estética, mas a doença pode provocar insuficiência venosa e até mesmo ferida na perna.

Para não chegar a esse ponto, a cirurgiã vascular Ligia Caon e o consultor e ginecologista José Bento falaram sobre prevenção, tratamentos, mitos e verdades no Bem Estar desta quarta (18). Existem vários fatores para o desenvolvimento de varizes. O primeiro é hereditariedade. O segundo fator importante é ser mulher, por causa da variação hormonal. Outros fatores são a obesidade e o sedentarismo.

Varizes podem levar à trombose e provocar muita dor. Foi o que aconteceu com a cozinheira Gilvanete de Sousa Neri. Em 2007, ela fez a primeira cirurgia para retirada das varizes. Por causa da quantidade de medicamentos e várias internações, ela chegou a pesar 115 quilos, o que prejudicou ainda mais a circulação do sangue no organismo. No total, a cozinheira passou por quatro operações para retirar varizes.

Varizes não tem cura, mas tem controle. Por isso, é normal voltar após uma cirurgia. Hoje Gilvanete segue uma rotina de cuidados e está afastada do trabalho. Ela faz fortalecimento de músculo, caminhada e usa meias de compressão.

A compreensão melhora a hemodinâmica venosa, aumentando a velocidade do fluxo do sangue. As meias também aumentam o fluxo dentro dos vasos linfáticos. E quem deve usar essas meias de compressão? Todas as pessoas que têm algum grau de varizes com sintomas, principalmente inchaço e dores nas pernas, como peso e cansaço; pessoas com inchaço devido ao mau funcionamento dos vasos linfáticos; quem tem trombose venosa profunda; para prevenir trombose durante cirurgias; e quem tem risco de trombose em viagens aéreas.

E quem não pode usar as meias? Pessoas que têm doença arterial periférica grave; quem tem insuficiência cardíaca; e quem tem infecção ativa na perna.

O Bem Estar desvendou mitos e verdades sobre as varizes:

[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here