Brasil tem 14% de vegetarianos e 81% de adeptos à dieta com carne, diz pesquisa Ibope | Bem Estar

0
3157

[ad_1]

Os adeptos da alimentação vegetariana, aqueles que excluem a carne do cardápio, somam 30 milhões (14% da população brasileira), diz pesquisa do Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Já os que se declaram como não vegetarianos chegam a 81%. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 16 de abril de 2018 em 102 municípios brasileiros.

Nas regiões metropolitanas, houve um crescimento no índice de vegetarianos. Pesquisa feita pelo Ibope em 2012 só nessas áreas apontava para 8% de adeptos da dieta. Hoje, esse índice é de 16% (um pouco maior que a média nacional).

Para chegar ao dado da pesquisa de 2018, o Ibope fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “o quanto você concorda ou discorda: sou vegetariano”. O índice de 14% de vegetarianos foi obtido somando-se a porcentagem de quem disse que concorda totalmente (8%) e parcialmente (6%) com a frase. A mesma metodologia foi adotada dentre os que não se consideram vegetarianos.

A pesquisa também mostrou o interesse da população por mais produtos veganos (livres de qualquer ingrediente de produtos de origem animal). Mais da metade dos entrevistados (55%) disse que consumiria mais produtos se eles estivessem melhor indicados na embalagem.

Nas capitais, o índice de interessado nesse tipo de alimentação sobe para 65%.

Ainda, 60% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos veganos caso eles tivessem o mesmo preço dos alimentos que estão acostumados a consumir.

O Ibope entrevistou homens e mulheres a partir dos 16 anos. Foram feitas 2002 entrevistas em 142 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Saúde e confiança na medicina

A pesquisa incluiu outras perguntas — como se os brasileiros verificam a quantidade de calorias que comem. Uma das perguntas do questionário foi “O quanto você concorda ou discorda: ‘Sempre considero as calorias dos alimentos que como”.

60% disseram que consideram as calorias (35% concordou totalmente e 25% concordou parcialmente).

Ainda, 49% dos entrevistados disseram que não se cuidam como deveriam. Veja o dado completo:

Cuidado com a saúde no Brasil

O quanto você concorda ou discorda: ‘devido à minha vida pessoal tão agitada, não me cuido como deveria’

Fonte: IBOPE

[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here