Acidentes oculares em crianças – 07/06/2018 – Julio Abramczyk

0
2461

[ad_1]

Acidentes acontecem, mas podem e devem ser prevenidos, principalmente os relacionados às lesões oculares em crianças. Segundo especialistas, são a principal causa de perda de visão nessa faixa etária.

Na revista Jama Ophtalmology deste mês a médica Eleftheria Matsa traz boas notícias sobre esse grave problema. Nos EUA há tendência para redução desses traumatismos.

Entre 2006 e 2014, danos oculares em crianças diminuíram 26,1%. Foi observada uma maior queda das lesões oculares relacionadas a acidentes automobilísticos (79,8%).

Entretanto, em atividades esportivas foi observado aumento (12,89%), assim como nas residências (20,7%).

No Brasil, em média, os traumas oculares infantis ocorrem por volta dos sete anos, referem a médica Juliana Tessari Dias Rohr e colaboradores do Hospital de Base de Brasília na Revista da AMB.

Entre os pequenos pacientes, 68% eram meninos e 32% meninas, quase a mesma proporção observada nos EUA.

Em Brasília, 62% dos acidentes ocorreram nos domicílios. Madeira, pedras, quedas, ciclismo e vidro estavam entre as causas de traumas.

Pelo risco de ambliopia (disfunção do olho atingido) são necessários acompanhamento e monitorização independente do trauma ocular.

Acentuam também os autores a necessidade de campanhas educacionais para prevenção de fatores potencialmente de risco, como brinquedos inadequados. Há também necessidade de proteção na prática de esportes.

[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here