A três dias do fim, campanha de vacinação contra a gripe ainda precisa alcançar 17% do público-alvo | Bem Estar

0
2449

[ad_1]

Com a atualização do boletim, o percentual do público alvo que precisava ser alcançado até por volta das 15h30 era de 17%. Neste total, 4,4 milhões são crianças com menos de cinco anos.

A vacina contra a gripe é indicada por pessoas em maior risco de transmissão (como profissionais da saúde) ou pessoas com maior possibilidade de desenvolver complicações mais graves (como é o caso de idosos).

Em São Paulo, dois novos grupos serão incluídos na campanha, segundo a Secretaria da Saúde. A partir desta segunda-feira (25), poderão tomar a vacina adultos entre 50 e 59 anos e crianças com idade entre 5 e 9 anos, além dos grupos prioritários.

Para o Ministério da Saúde, a baixa cobertura registrada até o período “acendeu um alerta”. A preocupação, segundo a pasta, é com a proximidade do inverno, período considerado de maior circulação do vírus da gripe.

Dentre as regiões, a Sudeste é a que teve a menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 70,9%. Em seguida, as regiões Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro Oeste (91,4%).

Ainda segundo o boletim do Ministério, as crianças de seis meses a cinco anos e as gestantes registram o menor índice de vacinação contra a gripe. Um dado preocupante devido a vulnerabilidades de ambos.

Já o público com maior cobertura é dos professores com 96,32%, seguido pelas puérperas, mulheres que deram à luz há pouco tempo, (94,78%).

Cobertura da vacinação da gripe por grupos, em %

19 de junho de 2018

Fonte: Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações

Hoje, a vacina é distribuída gratuitamente para os seguintes grupos:

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o último boletim da pasta, a taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,18% para cada 100 mil habitantes. A média de idade entre a maioria das vítimas era de 52 anos.

[ad_2]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here